POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

ACACIO TAVARES
Estagiário
Estagiário
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Abr 2015, 16:01
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: -----
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por ACACIO TAVARES »

Pessoal, boa noite.
Mandei trocar a boma d'água e pra minha infelicidade, além de ter de trocar a carcaça que tava bichada, a polia (que vai a do ar acoplada) apresentou folga no rolamento e vai continuar o barulho. Quando encontro nova, tão pedindo caro. Achei algumas usadas porém, quando não estão iguais à minha (com folga), o sujeito travou (o rolamento) onde gira a polia do ar.
Dúvida: me sugeriram travar/soldar a polia (rolamento) do ar pra não fazer barulho (maior gambi). O ar tá sem gás, mas se precisar reativar o mesmo, o que pode ocorrer no funcionamento com a polia travada?
Se alguém já passou por isso me ajude por favor.
Abs.


Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por Valdir Sobral »

ACACIO TAVARES escreveu:Pessoal, boa noite.
Mandei trocar a boma d'água e pra minha infelicidade, além de ter de trocar a carcaça que tava bichada, a polia (que vai a do ar acoplada) apresentou folga no rolamento e vai continuar o barulho. Quando encontro nova, tão pedindo caro. Achei algumas usadas porém, quando não estão iguais à minha (com folga), o sujeito travou (o rolamento) onde gira a polia do ar.
Dúvida: me sugeriram travar/soldar a polia (rolamento) do ar pra não fazer barulho (maior gambi). O ar tá sem gás, mas se precisar reativar o mesmo, o que pode ocorrer no funcionamento com a polia travada?
Se alguém já passou por isso me ajude por favor.
Abs.


Cara, já tentou trocar esse rolamento (apenas ele)? Talvez se você levar na autopeças pode ser que consigam apenas o rolamento...

Vou fazer uma pesquisa, esse assunto já foi discutido.

Até onde sei, com o rolamento travado, se tentar ligar, vc vai estourar seu ar condicionado. Sinceramente eu não faria isso.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
ACACIO TAVARES
Estagiário
Estagiário
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Abr 2015, 16:01
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: -----
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por ACACIO TAVARES »

Valdir, blz?
Encontrei varias polis em desmanches que estavam com o centro travado propositalmente, talvez pelo mesmo motivo de estarem folgadas e produzir ruído. Mas aí é que está: travando esse rolamento onde vai parafusada/acoplada a polia menor (do ar) o ar condicionado não vai permanecer ligado direto, pois vai girar junto com a maior? Tá muito estranho. O ar do meu Pointer não tá funcionando por falta de gás, faz muito tempo que tá parado. Mas e se for reativar o ar, como ficará se for feita a tal gambiarra de travar a polia menor?
Avatar do usuário
Junior-smr
Montador
Montador
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Nov 2014, 12:14
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Localização: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por Junior-smr »

ACACIO TAVARES escreveu:Valdir, blz?
Encontrei varias polis em desmanches que estavam com o centro travado propositalmente, talvez pelo mesmo motivo de estarem folgadas e produzir ruído. Mas aí é que está: travando esse rolamento onde vai parafusada/acoplada a polia menor (do ar) o ar condicionado não vai permanecer ligado direto, pois vai girar junto com a maior? Tá muito estranho. O ar do meu Pointer não tá funcionando por falta de gás, faz muito tempo que tá parado. Mas e se for reativar o ar, como ficará se for feita a tal gambiarra de travar a polia menor?


A polia eh magnetítica, quando vc aperta o botão dentro do carro ela acopla como uma embreagem, se vc travar a de dentro e nada acontece, mais eu tbm n faria isso, existem casas especializadas em bombas de AC que fazer o reparo da bomba, não sei a do logus e pointer, mais tem algumas que são bem fáceis de abrir, ja abri uma por curiosidade, mais n sei de qual carro era hehe.

ja os rolamentos acredito que uma boa casa de rolamentos resolveria o seu problema, quando fiz o cambio do meu logus eu n achava o rolamento da arvore secundaria nem a pal, nem em desmanches de cambio, nem em autopeças, e axei soh em uma loja de rolamentos, e para minha surpresa eh o mesmo rolamento conico que vai na roda da kombi :banana: :banana: :banana: tem em qualquer autopeça mais ninguem sabe disso!
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Vc não encontra ele pq ele não é rolamento, é apenas uma malha de cobre com grafite, travando a polia vc apenas vai ter um desgaste maior na polia da direção hidráulica, pois as duas passarão a girar juntas, o que vc pode fazer é isolar ela, se precisar eu mostro como.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Pessoal, bom dia!

Resolvi o problema do meu POINTER confeccionando um sistema novo. Fiz isso depois de gastar com duas polias novas compradas em concessionárias. O sistema é uma porcaria, além de muito caro. A duas polias acopladas ao eixo da bomba d'água têm rotações diferentes. Aproximadamente 5%. Cheguei a estudar muito isso na época. Se travá-las vai ter problema de superaquecimento nas correias que passam por ali. O risco de pegar fogo em viagem longa é grande. O sistema convencional não é rolamento. É uma malha de bronze com grafite para permitir a compensação das diferentes rotações. E quebra com o passar do tempo. O barulho que faz quando entra em pane é pra deixar motorista leigo em pânico, tanto que bate.

O ideal seria substituir o sistema, pelo de correia "poly V", que passou a existir depois de algum tempo. Parece que os últimos pointer e logus que foram fabricados, já saíram com esse sistema de correia. É uma correia só que percorre todas as polias. Porém, esta mudança deve ser feita com cuidado porque tem a questão das rotações de cada polia, que devem ser mantidas. Isso requer estudo e verificar se a adaptação é possível, pois no sistema mudado pelo fabricante, mudam os posicionamentos do alternador, direção hidráulica, compressor do ar condicionado e são acrescidas mais duas polias esticadoras, que são fixadas no bloco do motor. Acredito que fica caro a brincadeira.

No meu caso resolvi confeccionar uma nova polia com dois rolamentos. Tem espaço pra isso. Aproveitei a base da polia deslizante original e meti a cara confeccionando a parte de assento do rolamento de esfera e a parte de fora para a base da carreia em alumínio. Pode ser de outro material polimérico tipo nylon, ou teflon, ou outro qualquer que resiste à temperatura do cofre do motor. No meu caso fiz em alumínio. Comprei uma bolacha de alumínio no ferro velho. Funciona muito bem até hoje. Se puder fazer tudo novo e de um material só, vai minimizar alguns problemas. A base, aproveitada, de aço e a parte de fora em outro material, para minimizar o peso do conjunto, pode trazer outros problemas

A escolha do material é importante, por causa da dilatação dos componentes. Com a elevação da temperatura, se ocorrer dilatação desigual, pode ocorrer o travamento, ou desgaste excessivo dos rolamentos, ou aparecer folga e aparecer um pequeno barulho, "grilhar", que pode ser tolerável. Como usei a base original, que é em aço, com a parte de fora em alumínio, tenho o problema do grilhar. Isso se explica porque o alumínio dilata duas vezes mais do que o aço (ferro). Por que não usei aço? Fiquei com receio de aumentar muito o peso na polia da bomba d'água.

Outro cuidado que recomendo, para quem for por esse caminho, é fazer o balanceamento do conjunto, pois caso contrário poderá ter problema com a bomba d'água apresentar vazamento na parte frontal mais rapidamente do que o costume.

Enfim, se bem feita mudança, pode ser a liberdade para a falha de projeto da autolatina, pois se precisar trocar apenas o rolamento, com o passar do tempo, é bem mais fácil. Já fiz isso há uns 11 anos atrás. Os rolamentos na época paguei uns R$150,00/cd. Como não paguei o serviço de torneiro, pois fui eu quem fiz tudo, saiu barato. Se alguém se interessar em meter a cara, eu tento achar os desenhos que fiz e posto aqui.

Abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Muito boa a sua empreitada, mas eu solucionei o problema de maneira bem mais barata e simples,
Apenas fiz uma polia nova da bomba d'água respeitando o alinhamento e retirei a menor.
Agora a correia da direção é ligada direto do vira na bomba, bem mais simples e barato, e pode ser feito
Por qualquer um que tenha solda em casa.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por Valdir Sobral »

Vialta, bom dia.

Gostei muito do seu trabalho. Se puder postar imagens, fotos, desenhos, seria ótimo. Todas essas informações serão essenciais em consultas futuras. Agradeço muito todas essas informações. É um tipo de trabalho que agrega muito ao nosso Clube.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Ok, Valdir. Como faz tempo vou procurar o material e colocar aqui. Atualmente estou metido noutra empreitada. Vou postar o meu trabalho em outro tópico.

Sobre a solução encontrada pelo danielrc, não entendi como resolveu. Parece que foi simples demais. Se ele também puder explicar melhor acho que teria valor agregado muito bom também.

abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Vou procurar as fotos, a noite eu tento postar.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Quando tentei resolver esse problema eu tb iria colocar rolamentos,
Mas não encontrei nenhum que desse pra adaptar,então eu retirei a polia louca e
A pequena que fica junto com ela eu mudei o alinhamento dela pra ficar reta com
A do ar, e a da direção que antes passava tb pela bomba d'água,
Liguei ela direto da polia do vira pra bomba da direção.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Ok! Vc pendurou bomba d'água, ar condicionado e alternador tudo em uma correia só. Uma pergunta: Quando em noite de calor, chuva em trânsito intenso, e você tem que ligar ar condicionado, além do limpador do pára-brisa faróis, etc... Nesse momento está com consumo alto de energia elétrica e solicitando o máximo da única correia, que traciona as três polias, tudo correu bem? Ou ainda não teve esta situação?

Abç
Editado pela última vez por gjvialta em 31 Ago 2015, 15:28, em um total de 1 vez.
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Vc não entendeu.
Uma correia pra bomba d'água e compressor e outra apenas pra direção,
A quantidade de correias não mudou, apenas a da direção que antes passava na bomba d'água
E agora vai direto do vira pra bomba da direção.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Segue uma foto
Anexos
WP_20150831_002.jpg
(756.98 KiB) Baixado 91 vezes
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Sim, meu caro. Pensei em uma coisa e pensei outra. Uma correia só que traciona as polias da bomba d'água, polia do condicionador de ar e polia do alternador, era isso. Eu sei que a correia do alternador está conectada na polia do condicionador de ar, porém a polia do condicionador é movida pela correia, que no seu caso traciona, agora a bomba d'água e condicionador de ar. Vc aumentou a tração nessa correia. São três polias no total. Antes esta correia tracionava somente o condicionador de ar e alternador. A outra correia tracionava a direção hidráulica e bomba d'água. Se deu tudo certo na condição que eu lhe perguntei, solicitação máxima de tudo, então parabéns.
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

Sim, testado e calculado, não apenas no meu, mas tem mais alguns
rodando com esse mesmo sistema, levando em conta o tamanho da polia
e a força necessária pra girar a bomba d'água, e levando em conta tb a espessura
da correia que gira essas polias o aumento de pressão nela foi insignificante,
e a um custo muito baixo, lembrando que o golf e o polo mais antigo funcionam assim,
a ideia surgiu quando eu fui procurar peças pra adaptar a correia poli V, e encontrei um polo,
na verdade é aquele furgão com a frente do polo antigo, ela funciona desse mesmo jeito,
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Veja se vc consegue postar as dimensões da polia pra nós.
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

usei a polia menor, retirei a parte interna dela, deixando apenas a parte que encaixa na correia,
pois ela tem que entrar um pouco pra dentro da bomba d´água pra alinhar com o compressor,
e usei apenas o miolo da polia louca, ou seja, soldei a parte externa da polia no miolo da outra polia,
e troquei a correia da direção por uma menor, na verdade foi a menor que encontrei na loja,
a correia do ar tb tem que ser trocada por uma menor, pois ela vai passar por uma polia um pouco menor.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
danielrc
Moderador
Moderador
Mensagens: 1011
Registrado em: 17 Fev 2011, 23:07
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Luziânia
Estado: Goiás
Localização: goias
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por danielrc »

o dia que for trocar a correia dentada eu posto fotos dela,
acho que o nelson tem fotos dessa polia, pois eu tinha feito uma pro antigo wolfs dele.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
Avatar do usuário
gjvialta
Montador
Montador
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Fev 2014, 22:54
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Contato:

Re: POLIA BOMBA D'ÁGUA POINTER

Mensagem por gjvialta »

Olá Daniel. Suas informações foram boas, mas se puder colocar fotos com dimensões ficaria muito melhor. Abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Responder