Jateamento Automotivo

Dicas de funilaria e pintura para o seu Logus/Pointer

Moderadores: Valdir Sobral, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Jateamento Automotivo

Mensagem por Valdir Sobral »

Jateamento é uma técnica mecânica que é comumente usada para remover pintura velha e enferrujada da lataria de automóveis. É um método mais agressivo que o lixamento convencional, e permite a remoção de buracos de ferrugem, assim como qualquer corrosão na superfície do carro. Entretanto, esse método pode deixar pequenas fissuras no metal. Por essa razão, deve-se apenas utilizar esse método em metais espessos que não deformem ou desintegrem facilmente.

Imagem

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=aGvt4VwJvH8[/BBvideo]

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=79_e_BsOx6U[/BBvideo]

1
Remova todas os encaixes externos do carro e, onde for possível, remova completamente as peças da lataria do veículo. Coloque as peças sobre um painel de suporte e raspe a pintura suavemente com uma espátula de metal. Vista um par de luvas de proteção e aplique uma generosa camada de solução decapante na pintura, deixando agir por 15 minutos. Use a espátula para remover a tinta da superfície e enxágue com água morna para parar o ingrediente ativo na solução decapante. Seque o painel de metal cuidadosamente com as toalhas desengraxantes.

2
Use um disco de lixa de óxido de alumínio P80 numa lixadeira orbital para remover qualquer traço de tinta. Tenha certeza de que a peça seja lixada completamente, para remover toda a ferrugem da superfície. Limpe-a cuidadosamente antes de fazer a inspeção. Qualquer ferrugem restante deve, agora, estar bem visível para ser jateada e garantir uma remoção adequada.

3
Coloque a peça da lataria na cabine de jateamento com um suporte resistente. Conecte a máquina de jateamento na tomada principal e encaixe a mangueira de ar comprimido no engate. Vista o macacão de proteção, os óculos, a máscara e as luvas antes de começar. Tenha certeza de que não há partes da sua pele descobertas. Ligue a unidade de extração da cabine de jateamento usando o painel de operação fornecido. Garanta que todos os pontos de entrada da cabine estão fechados e selados.

4
Ligue a máquina de jateamento. Posicione o bico da máquina sobre a área enferrujada da peça da lataria e acione o gatilho para liberar o jato de areia. As partículas de areia vão penetrar a ferrugem. O jato deve ser apontado para o painel poucos segundos por vez. Cheque visualmente para ter certeza de que as partículas de areia não estão penetrando o metal. Continue até que toda a ferrugem tenha sido removida.

5
Desligue a máquina de jateamento. Sopre todas as partículas de areia para fora da peça da lataria e a remova da cabine de jateamento assim que estiver desligada. Uma pequena aplicação de massa plástica pode ser necessária, se a areia causou buracos no metal, antes que o escovamento possa ser feito.

Algumas cabines de jateamento de areia também têm uma ferramenta automática, que permite que toda peça de metal seja jateada sem precisar de um operador. Entretanto, deve-se usar o método manual para algumas áreas da peça que a ferramenta automática não consegue alcançar.

O jateamento de areia é um procedimento altamente perigoso, e nunca deve ser feito sem o uso de equipamento de proteção.

Do E-how

Tópico criado para discussão dos métodos de jateamento de veículos.

Abrz,


*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Avatar do usuário
Nelson
Administrador
Administrador
Mensagens: 381
Registrado em: 19 Set 2013, 16:46
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por Nelson »

Olha, existem várias técnicas de jateamento, essa do vídeo não é de areia e sim uma solução de água com algum agente abrasivo (tipo bicarbonato de sódio), essa solução é menos abrasiva que areia e permite jatear metais mais finos sem o risco do super aquecimento e o empeno do metal !!

Edit:

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=BdBOKvdaCQM&feature=youtu.be[/BBvideo]

Essa oficina é praticamente ao lado da minha casa. Mandei um e-mail para eles... quem sabe se o preço não for um roubo o logão não é jateado !!
Editado pela última vez por Valdir Sobral em 01 Jan 2014, 22:18, em um total de 1 vez.
Razão: exibição de vídeo
felipebizam
Montador
Montador
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Jun 2013, 12:31
Cor do Veículo:
Ano: -----
Cidade:
Estado: Acre
Localização: Salto-SP
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por felipebizam »

Acho que é o sonho de quem quer reformar o carro :)
Avatar do usuário
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Mensagens: 2185
Registrado em: 15 Set 2010, 11:58
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Localização: Vila Hortência
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por Valdir Sobral »

Galera,

Nada pior do que vc mandar seu carro para a funilaria e, (depois de pronto) alguns meses ver que brota ferrugem da superfície que você tratou. Pois bem. O jateamento remove 100% da tinta e deixa o carro "na lata" fica muito mais fácil identificar os pontos de ferrugem e remover. Pode ser caro, mas acredito que compensa bastante.

A idéia é partilhar experiências e fornecedores desse serviço.

Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Avatar do usuário
Nelson
Administrador
Administrador
Mensagens: 381
Registrado em: 19 Set 2013, 16:46
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por Nelson »

Valdir Sobral escreveu:Galera,

Nada pior do que vc mandar seu carro para a funilaria e, (depois de pronto) alguns meses ver que brota ferrugem da superfície que você tratou. Pois bem. O jateamento remove 100% da tinta e deixa o carro "na lata" fica muito mais fácil identificar os pontos de ferrugem e remover. Pode ser caro, mas acredito que compensa bastante.

A idéia é partilhar experiências e fornecedores desse serviço.

Abrz,


Esse é o meu maior medo, fazer todo o meu carro e depois de um tempo brotar ferrugem
Avatar do usuário
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 442
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:58
Modelo: Logus GLS 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Sarandi
Estado: Paraná
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por LuciuS »

mas os caras da funilaria não são acostumados a refazer a lataria, jatear pra depois colocar massa não dá
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
Avatar do usuário
Nelson
Administrador
Administrador
Mensagens: 381
Registrado em: 19 Set 2013, 16:46
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por Nelson »

LuciuS escreveu:mas os caras da funilaria não são acostumados a refazer a lataria, jatear pra depois colocar massa não dá


Não !!! Jateando ou não eu não quero massa, claro sem 1 gota de massa é impossível mas se houver algum podrão (em baixo do vidro dianteiro e traseiro, nas 2 caixas de ar e as portas que já levaram massa ) eu quero que ele arranque o podre e solde outra chapa !!
Avatar do usuário
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 442
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:58
Modelo: Logus GLS 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Sarandi
Estado: Paraná
Contato:

Re: Jateamento Automotivo

Mensagem por LuciuS »

Nelson26 escreveu:
LuciuS escreveu:mas os caras da funilaria não são acostumados a refazer a lataria, jatear pra depois colocar massa não dá


Não !!! Jateando ou não eu não quero massa, claro sem 1 gota de massa é impossível mas se houver algum podrão (em baixo do vidro dianteiro e traseiro, nas 2 caixas de ar e as portas que já levaram massa ) eu quero que ele arranque o podre e solde outra chapa !!


Claro a intenção é essa, massa só pra dar aquela alisada
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
Responder