Relato: Recall para troca das mangueiras de combustível

Duvidas Sobre o Clube, Sugestões, Reclamações...

Moderadores: Valdir Sobral, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
Tony Cezar
Administrador
Administrador
Mensagens: 1114
Registrado em: 14 Dez 2009, 02:50
Modelo: Logus Wolfsburg Edition 2.0
Cor do Veículo: Azul Nobre Perolizado
Ano: 1995
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Localização: Salvador-Bahia-Brasil
Contato:

Relato: Recall para troca das mangueiras de combustível

Mensagem por Tony Cezar »

Reproduzido com o consentimento do autor, Silas de Souza
Fonte: http://www.getphpbbjoomla.com/phpbbjoomla/viewtopic.php?t=1062&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&mforum=autolatinaclube

guitargyn escreveu:Olha só. Depois que comprei, rapidamente fui tomando gosto pelo carro e pesquisava bastante. Um dia, a deriva na net, descobri que tinha havido um recall em 1996 para troca das mangueiras de alimentação e retorno do combustível que apresentavam risco de incêndio. O recall atingiu diversos modelos de vários anos equipados com injeção eletrônica.

Inicialmente por curiosidade, liguei no SAC da VW e, a partir da numeração do chassi, fui informado que o meu carro estava enquadrado no recall mas que o serviço ainda não havia sido feito. Fui orientado a procurar um concessionário para realizar a troca.

Na Saga Goiânia, foi aberta a OS e o atendente me assegurou que, por se tratar de recall, a VW tem o compromisso de atender até o último carro, mesmo que para isso fosse necessário fabricar um kit exclusivo de peças, visto que a política de sortimento do modelo já estava encerrada.
No entanto, quando foi confirmada a indisponibilidade das peças na Saga e na VW, a conversa mudou totalmente. Disseram que meu carro não se enquadrava; que não houve o recall; que o recall estava encerrado; que qualquer problema que houvesse numa peça de 15 anos de uso seria por desgaste natural e não por defeito de fabricação; que como estava encerrada a política de sortimento a VW não tinha obrigação de fornecer mais peças, mesmo que para recall.

Depois de muita discussão, resolvi encaminhar uma reclamação à VW relatando tudo o que havia ocorrido e sugerindo que a VW autorizasse a Saga a captar as peças que compunham o kit do recall junto a outras concessionárias (a Saga alegava que se fizesse isso, não haveria como receber o reembolso da VW). Pra mim, passou a ser uma questão de honra resolver a parada. A VW reconheceu o erro e acatou minha sugestão. Ontem consegui fazer a troca na Saga com peças que vieram do interior de Goiás.

Como eu disse, o defeito que motivou o recall era o risco de incêndio - em 15 anos, nada aconteceu, mas quem me garante que o risco estaria descartado? E se acontecesse, quem assumiria os danos materiais e corporais? A VW não se manifestou sobre esse risco, mas seria responsabilidade da VW visto que eu tentava atender ao recall e a VW estava negando.
Tanto a Saga quanto a VW, no primeiro momento, me asseguraram que eu seria atendido e, diante da dificuldade de peças a conversa mudou completamente. Essa postura é correta? E o respeito ao cliente?
Após a reclamação, muito legal. A VW reconheceu o erro no atendimento e rapidamente solucionou o problema.

Nessa história, em momento algum, tentei dar uma de Gérson, até porque o valor das peças é relativamente baixo. Fui atrás de um direito de consumidor e a VW, apesar dos transtornos, no final, me atendeu satisfatoriamente.

Silas de Souza
Pointer GTi Gasolina. AP 2000 EFI Digital, completo + teto solar


Tony Cezar

Volkswagen Logus Wolfsburg Edition 2000i "GoldenEye"
Odômetro: 83.747 Km (em restauração há 908 dias) 20/07/2013


Garagem: viewtopic.php?f=2&t=4917
Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
Avatar do usuário
Tony Cezar
Administrador
Administrador
Mensagens: 1114
Registrado em: 14 Dez 2009, 02:50
Modelo: Logus Wolfsburg Edition 2.0
Cor do Veículo: Azul Nobre Perolizado
Ano: 1995
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Localização: Salvador-Bahia-Brasil
Contato:

Re: Relato: Recall para troca das mangueiras de combustível

Mensagem por Tony Cezar »

INFORMAÇÕES SOBRE RECALL DE 1996 - Santana/Quantum/Logus/Pointer/Gol/Parati equipados com injeção eletrônica de 93 a 96 - Troca das mangueiras de alimentação e retorno de combustível

Para consultar se seu Logus ou Pointer estão em dia com os recalls, consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone 0800 019 5775, opção 9. Informar que se trata do recall acima, e serão solicitados dados pessoais, endereço, telefone e chassi do carro. Não identificando a realização de recall neste carro nos sistemas da VW ou não encontrando registros disso através da colocação de algum adesivo no parabrisa ou manuais, pode denotar que nada foi feito. Então, a orientação será a de levar o carro até uma concessionária para realização do recall.
Tony Cezar

Volkswagen Logus Wolfsburg Edition 2000i "GoldenEye"
Odômetro: 83.747 Km (em restauração há 908 dias) 20/07/2013


Garagem: viewtopic.php?f=2&t=4917
Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
Responder